Prova do concurso da PMPR acontece no domingo em 12 cidades

27/06/2025

    Prova do concurso da PMPR acontece no domingo em 12 cidades
    Foto: Geraldo Bubniak/AEN

PMPR inicia projeto de terapia com cães para crianças com Transtorno do Espectro Autista

  • PCPR e PMPR prendem 66 pessoas em megaoperação contra grupo que controlava tráfico em Curitiba
  • A prova poderá ser realizada com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Os candidatos também poderão levar lanches de consumo rápido, como barras de cereal, que devem permanecer à vista do fiscal.

    A duração total das provas objetiva e discursiva será de 5 horas. Durante a realização, o candidato só poderá retirar-se definitivamente da sala após transcorridas 3 horas do início e o caderno de questões somente poderá ser levado pelo candidato que permanecer por, no mínimo, 4 horas e 30 minutos.

    Após a aprovação no exame objetivo e discursivo, a seleção dos candidatos passará por pelas seguintes etapas: exame de capacidade física, avaliação psicológica, exame de sanidade física e investigação social. Todas com caráter eliminatório. Ao término do certame, os candidatos selecionados passarão por formação e serão lotados na região escolhida no momento da inscrição: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa ou Cascavel.

    A aplicação da prova será realizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Demais informações poderão ser conferidas no site da banca organizadora: https://ibfc.selecao.net.br/informacoes/476/.

    Lidianópolis a Manoel Ribas: PRC-466 vai ganhar viadutos, faixas extra

    27/06/2025

    O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou esta semana uma audiência pública sobre a obra de ampliação da capacidade e restauração em concreto da PRC-466 entre Porto Ubá, localidade de Lidianópolis, no Vale do Ivaí, e o acesso a uma subestação de Furnas, em Manoel Ribas, na região Central. O trecho tem 51,86 quilômetros de extensão e contempla também os municípios de Jardim Alegre, Ivaiporã e Ariranha do Ivaí.

    A obra prevê melhorias no pavimento asfáltico existente, que será utilizado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto, técnica conhecida como whitetopping, com vida útil estimada de 30 anos.

    Além desta restauração, estão previstos serviços de ampliação de capacidade de tráfego ao longo deste trecho da rodovia. Eles incluem a duplicação de 15,9 quilômetros, começando um pouco antes do entroncamento com a PR-082 e terminando cerca de 3,7 km após o segundo acesso a Ivaiporã, próximo ao Centro de Distribuição da Comercial Ivaiporã.

    Nos trechos sem duplicação serão implantados 17,1 quilômetros de terceiras faixas em locais críticos. Todas as pistas novas também serão de pavimento rígido de concreto.

    Nos trechos de pista simples e pista dupla as faixas de tráfego terão 3,6 metros de largura com acostamentos externos de 2,5 m. Nos trechos de terceira faixa não há acostamento mas permanece uma faixa de segurança de 1 m de largura.

    A obra vai incluir novas interseções em desnível (viadutos), sendo um em Lidianópolis, substituindo a rotatória com a Rua Mato Grosso; um viaduto no entroncamento com a PR-082, acesso para Lunardelli; dois viadutos em Jardim Alegre, ambos nos entroncamentos com a Avenida Mattos Leão; e dois também em Ivaiporã, um no entroncamento com a PR-846 e outro no entroncamento com a Avenida Ladislao Gil Fernandes. Ao todo, seis viadutos novos.

    A ponte sobre o Rio Ivaí, no limite entre Lidianópolis e Cruzmaltina, será alargada para ambos os lados, passando a contar com acostamentos e passeios para pedestres, separados por novas barreiras de concreto. A estrutura em 289,6 metros de extensão e fica próxima de Porto Ubá.

    Também estão previstas novas rotatórias, retornos em nível, vias marginais em perímetro urbano, e demais melhorias para garantir aumento da capacidade de tráfego do trecho.

    PÚBLICO – A audiência pública foi realizada no auditório do DER/PR em Curitiba e transmitida ao vivo pela internet, utilizando a plataforma Youtube. Ela contou com grande participação do público, principalmente de moradores dos municípios impactados pelas obras, com questionamentos e sugestões.

    Adolescente que matou pais e irmão no RJ diz que "faria tudo de novo"

    27/06/2025

    A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga um dos crimes familiares mais brutais e chocantes dos últimos anos, ocorrido em Itaperuna, no noroeste do estado. Um adolescente de 14 anos confessou ter matado o pai, a mãe e o irmão caçula, de apenas 3 anos, e afirmou, com uma frieza que espantou até os investigadores mais experientes: "Faria tudo de novo". 

    Os corpos das vítimas foram encontrados na manhã de quarta-feira (25/6), dentro de uma cisterna no quintal da residência da família. Segundo a polícia, o crime foi motivado por um desentendimento doméstico: os pais teriam impedido o garoto de viajar para encontrar uma garota com quem mantinha um relacionamento virtual.

    Demonstrando tranquilidade e ausência de remorso, o adolescente relatou ter planejado o crime. Para isso, tomou um energético com o objetivo de permanecer acordado durante a madrugada. Em seguida, pegou a arma do pai, que estava escondida debaixo do colchão, e atirou primeiro na cabeça do pai, depois na mãe e, por fim, no pescoço do irmão caçula. As vítimas dormiam no mesmo quarto por causa do ar-condicionado.

    De acordo com o delegado titular da 143ª Delegacia de Polícia (Itaperuna), Carlos Augusto Guimarães, o jovem respondeu às perguntas com frieza e rapidez. “Ele conversou de boa, frio, com respostas rápidas. Indagado por um investigador se voltaria no tempo, ele disse que não se arrependeu e que faria tudo de novo”, afirmou o delegado.

    A investigação aponta ainda que o crime ocorreu na madrugada do último sábado (21/6), mas só foi descoberto três dias depois. A avó do adolescente procurou a polícia ao desconfiar do sumiço da família e da ausência de contato.

    Além do triplo homicídio, o comportamento do jovem após o crime também chamou atenção. Segundo a polícia, ele tentou sacar R$ 33 mil do FGTS do pai e chegou a dizer, inicialmente, que o irmão havia engasgado com um pedaço de vidro, antes de assumir a autoria das mortes.

    A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul também participa das investigações, uma vez que a adolescente com quem o garoto mantinha o relacionamento virtual mora naquele estado. A jovem, que conheceu o adolescente por meio de um jogo on-line quando ambos tinham 8 anos, está sendo ouvida pelas autoridades. A possibilidade de que ela tenha incentivado ou ajudado no crime ainda está sob apuração.Celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos do garoto estão sendo periciados para esclarecer o que motivou o crime e se houve participação remota de terceiros. Até o momento, não há indícios de que ele tenha pesquisado como cometer o crime, mas o conteúdo dos aparelhos ainda está sendo analisado.O caso segue em investigação e causa comoção no município e em todo o estado do Rio de Janeiro.

    Fernandinho lança o videoclipe animação da canção “Moisés”

    04/03/2024

    Depois da grande e positiva repercussão do álbum “Único”, com milhões de visualizações no YouTube e nas plataformas digitais, com centenas de comentários elogiando o projeto, Fernandinho traz mais uma novidade. Desta vez, é o lançamento do videoclipe animação, ou vídeo motion, da canção “Moisés”. Um trabalho que certamente vai conquistar o público, principalmente o infantil. Essa canção foi lançada pela primeira vez no dia 14 de abril de 2023. De lá para cá, já foram mais de sete milhões de visualizações no YouTube e teve ainda o carinho especial do público pela participação das irmãs de oração da Igreja Assembleia de Deus atuando no coro. O videoclipe sai pela agregadora e distribuidora The Orchard. A direção e a produção musical foram realizadas pelo próprio Fernandinho, tendo como diretor de vídeo o conhecido Alex Passos. Os desenhistas foram: Alexandre Vieira e Flávio dos Santos.

    A parceria de Fernandinho com Alex Passos já vem de muitos anos. No projeto do videoclipe da canção “Galileu” (lançado em julho de 2016) e dirigido por Alex Passos, Fernandinho trouxe a animação em desenho no decorrer da história, um trabalho do desenhista Camaleão. Na época, sua filha caçula, Mariah, participou do clipe. É com muita alegria que o cantor traz novamente a direção de Alex Passos para mais um projeto de animação. Fernandinho diz que são poucos os projetos dos quais o Alex não participa, mas que ele está sempre atuando nos principais do ministério: “A Bíblia nos ensina que existem pessoas que fazem tudo que é correto e existem pessoas que fazem tudo que é correto, mas com todo o coração. O Alex é esta pessoa maravilhosa, que coloca o coração naquilo que está fazendo, sempre com ideias brilhantes. Ele tem abençoado minha vida, minha casa, o ministério que Deus me deu. Sempre agradeço a Deus pela vida do Alex, por ele ser tão carinhoso e atencioso com as coisas que o Senhor me deu”, Fernandinho declara.

    Neste belíssimo projeto, muitos profissionais deram o seu melhor para que o trabalho alcançasse a excelência que tanto buscavam. Fernandinho, Levi Miranda, Chrisanto Tinoco, Tiuzinho, Carlos Aprigio e Vinicius Figueiredo cuidaram dos arranjos. Programações: Levi Miranda. Edição de músicas: Chrisanto Tinoco. Mixagem: Chris Lord. Engenheiro de gravação: Chrisanto Tinoco. Assistente de gravação: Thiago Balbino e Terence Ferreira. Monitor: Thiago Balbino. Produção de vídeo: Pé De Goiaba. Branding: Agência JPIRES. Nos instrumentos, atuaram: Tiuzinho (guitarra), Carlos Aprigio (baixo), Vinicius Figueiredo (bateria), Chrisanto Tinoco (violões) e Levi Miranda (teclados).

    A canção “Moisés” é realmente diferenciada! Por todos os lugares que o cantor passa, as pessoas já sabem a música e cantam alegremente: “No desenho animado, vocês verão a participação das nossas queridas irmãs do coque, e do clipe (risos), de um jeito diferente”, adianta o cantor. A coprodução musical do videoclipe ficou a cargo de Levi Miranda, Chrisanto Tinoco, Tiuzinho, Carlos Aprigio e Guilherme Camargo.

    Sabemos que este projeto vai impactar o público em geral, mas, obviamente, vai chamar muito mais a atenção das crianças, uma proposta intencional de Fernandinho. A criança tem o hábito de assistir ao mesmo desenho várias vezes, isso porque é, por meio da repetição, uma reelaboração para os pequenos, que eles aprendem e reafirmam a informação. Por exemplo, na primeira vez, eles podem prestar atenção às cores; na terceira vez, talvez se atentem à história, na linguagem ou no arco narrativo. Assim, cada vez que a criança assiste ao mesmo desenho, ela vai perceber coisas novas: “Então, foi algo de fato intencional, para que realmente as crianças possam ter conteúdo bíblico com canção alegre e festiva. A letra revela toda a trajetória da vida do homem com o pecado, mostrando Jesus como o nosso único libertador, nosso Senhor e Salvador, declarando a nossa liberdade por meio dEle. É um desenho que, além de distrair, vai tocar o coração das crianças, porque elas são muito mais inteligentes e perspicazes do que imaginamos.”

    Fernandinho diz que toda a parte técnica e estrutural tem o único objetivo de fazer a mensagem conhecida, principalmente, pelas crianças: “Não procuro glória ou engajamento para mim, mas, sim, fazer bem-feito aquilo para o qual fui chamado, fazer com que o nome de Jesus seja anunciado e exaltado, conhecido de todos quantos Deus me permitir alcançar”, frisa o cantor.

    Fernandinho e Alex estavam com a agenda lotada e, muitas das vezes que se falaram, estavam em estados diferentes. Contudo, eles tiveram o apoio de grandes profissionais, aos quais Fernandinho expressa sua gratidão: “Uma equipe que realmente cuidou dessa parte técnica, dos traços, da animação, que foi algo fantástico. E Alex, junto com eles, ia imprimindo nossa concepção, a direção, e eu realmente aprovava com alegria. Foi um pouco corrido, mas, graças Deus, deu certo e estamos muito felizes com tudo.”

    “A minha história é a história de todo aquele que saiu do Egito e não quer voltar mais, que estava na Babilônia e foi escravo naquele império. Essa é a história de todo aquele que realmente foi escravo de Satanás, do pecado. Fomos alcançados pela graça de Deus, por Seu amor. Essa é uma história, uma canção festiva, com um conteúdo muito simples na contação, mas que vai narrando a trajetória bíblica. Então, eu desejo muito, do fundo do meu coração, que as pessoas vivam aquilo que está proposto para viver, a começar em mim. As coisas velhas já passaram, eis tudo se fez novo. Uma parte da canção diz: ‘Do Egito, escravo fui, sofri na mão de faraó, mas eu não volto pra lá’. O faraó representa o nosso inimigo, Satanás. Então, se as coisas velhas já passaram, se isso é uma página virada, nunca pense em voltar. Que sigamos olhando firmemente para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé, sempre percorrendo o caminho que Ele nos propõe.” (Fernandinho)

    Danielle Lobato lança “Vem Senhor”, uma canção de adoração que renova

    04/03/2024

    Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade (João 4.24). Jesus Cristo mesmo disse que devemos adorar o Senhor e somente a Ele prestar culto (Lucas 4.8). “Vem Senhor”, canção autoral que a cantora e compositora Danielle Lobato está lançando, é uma oração cantada: “Essa música é de adoração ao Senhor, Ela ressalta a importância da presença de Deus em nossa vida e o quanto somos necessitados dEle. Sem a presença do Senhor, não somos nada e não iremos a nenhum lugar”, explica Danielle. O lançamento sai de forma independente e conta com o suporte do Gospel Channel Artistas, marketing, distribuição e assessoria de imprensa.

    “Vem Senhor” é a primeira composição de Danielle. Ela lembra que a recebeu do Senhor em um período de busca incessante por canções autorais. No dia 30 de junho de 2019, quando preparava o jantar, a letra e a melodia da canção começaram a fluir. Rapidamente, ela começou a escrever: “Foi incrível como fluiu! Em menos de dez minutos, eu finalizei essa linda canção. Detalhe: três dias antes, o Senhor havia me dito para preparar papel e caneta, porque Ele me entregaria lindas canções. E assim Ele tem feito!”

    A escolha de “Vem Senhor” para este lançamento tem uma razão especial. Danielle conta que esse single tem “a essência da adoração verdadeira que traz o céu para perto” e é isso que ela tem buscado intensamente, principalmente nesse período da sua história: “Ao chamar a presença de Deus, sou renovada, fortalecida e, como diz a própria letra da canção, vem Senhor, restaurar e faz florescer tudo o que um dia seu brilho perdeu... Então, a presença do Senhor neste momento é essencial em minha vida. Por isso a escolhi! Sei que também acrescentará na vida de quem vai ouvi-la”.

    Danielle ama adorar ao Senhor e se emociona todas as vezes que ouve essa música, pois prestar culto ao Senhor é o que ela vive, é o que mais ama fazer e, “sem dúvidas, essa canção faz com que façamos uma entrega genuína e verdadeira de adoração ao Senhor!”

    Essa canção foi produzida em 2020, junto com as duas últimas músicas lançadas. O projeto era para ter sido lançado em 2023, mas Danielle sofreu um golpe e perdeu a quantia que havia guardado para a gravação do clipe, contudo, como a cantora frisa, tudo acontece no tempo de Deus: “O Senhor proveu tudo novamente e hoje estamos aqui com este clipe maravilhoso! Tudo como eu sonhava, e que, por um momento, pensei ser impossível realizar.”

    O single “Vem Senhor” foi produzido pela gravadora ORMS e tem a assinatura do produtor Odeone Rocha, em Goiânia (GO). As cenas do clipe foram captadas com um dos melhores filmakers de Goiânia, Heber Neres, e as imagens ficaram lindas no belo cenário do Rancho Cabral.

    Danielle Lobato tem uma história de direcionamento do Senhor, de amor por Ele, de resiliência e vitórias em Deus. Ainda aos seis anos de idade, recebeu uma palavra profética por meio de uma missionária. Ela dizia: “Filha, te chamei para uma grande obra, irei te fazer ir aos quatros cantos desta Terra para louvar o meu nome e, por sua adoração, vidas vão se render aos meus pés. E, ao levantar as suas mãos, libertarei e curarei.”

    A partir dessas palavras, nasceu-lhe o desejo ainda maior de adorar o Senhor. E este desejo de servir no Reino permanece vivo em seu coração. “Em toda a minha história, tenho vivido momentos difíceis, porém, vejo a poderosa mão do Senhor me sustentando em todos eles. Recentemente, eu e minha família sofremos uma perda irreparável; dia 20 de novembro de 2023, o Senhor recolheu para si o meu esposo, um servo honesto, um homem de Deus, o pai dos meus filhos. A partir de então, temos sido sustentados literalmente pela mão do Senhor! Ele tem nos dado graça, estamos mais fortes do que nunca, pois sabemos que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável. Prossigo sem questionar a vontade dEle. Estou aqui para uma grande obra e não posso parar. Jesus é o meu tudo! Creio que quem começou a boa obra é fiel para terminá-la.”

    Danielle Lobato nasceu na cidade de Castanhal, Pará; atualmente, mora em Caiapônia, Goiás. Louva e adora o Senhor desde os seis anos de idade. Há 13 anos, exerce o ministério de louvor. A cantora congrega na Assembleia de Deus Madureira, Campo de Caiapônia, presidida pelo pastor Deroci Barbosa, vice-presidente, Waldo Nunes.

    “Desejo que, ao ouvir essa canção, você seja totalmente preenchido pela presença do Senhor! Que a mensagem dela traga cura para sua alma, que você tenha suas forças renovadas e que sua vida seja completamente cheia da presença do Senhor Jesus.” (Danielle Lobato)


    img